O tratamento cirúrgico de varizes pode ser feito por cirurgia tradicional e por radiofrequência. As varizes mais superficiais são retiradas por pequenas incisões (2 a 5 mm) realizadas no trajeto das veias: é a chamada técnica de microcirurgia. Quando as veias safenas estão comprometidas existe a possibilidade de realização da cirurgia convencional ou o procedimento de termoablação da safena por radiofrequência ou por LASER. Na técnica convencional, é necessário a realização de incisões na virilha, na altura do joelho e ou do tornozelo para a retirada da veia. Trata-se de uma técnica com muitos anos de uso, porém com trauma cirúrgico maior e consequentemente uma recuperação mais lenta e dolorosa. A técnica de termoablação da safena por radioquencia ou LASER é um método minimamente invasivo, onde a veia safena é cauterizada, sem a necessidade de fazer cortes maiores e a avulsão da veia necessários na técnica convencional. O tratamento por LASER ou pela radiofrequência (Veinfit) consiste em uma pequena incisão (punção através de uma agulha) através da qual é colocado um cateter na veia a fim de cauteriza-la. O cateter é conectado a um aparelho que emite a energia necessária para o procedimento. Tudo é guiado por uma ecografia vascular e normalmente realizado sob efeito de anestesia peridural ou raquidiana. A recuperação mais rápida e menos dolorosa é uma das principais vantagens deste tipo de procedimento, pois o trauma cirúrgico é bem menor. Isso permite aos pacientes um retorno a suas atividades habituais em um prazo mais curto.
A cirurgia arterial convencional é realizada por meio de incisões na pele a fim de abordar as artérias a serem tratadas em casos de trombose (obstrução do vaso), aneurismas (dilatações das artérias), trauma dos vasos entre outras situação clínicas. Cada caso deve ser avaliado individualmente pelo médico especialista, que indicará se o procedimento é indicado para o caso específico.
A cirurgia endovascular trata de doenças circulatórias - dos vasos sanguíneos, arteriais ou venosos - sem a necessidade de grandes incisões na pele. Assim, para a realização do procedimento utiliza-se cateteres e guias, que são manipulados à distância e monitorados através de monitores. O procedimento é realizado pelo cateterismo ou por pequenas incisões, que podem ser feitas na virilha ou no membro superior do paciente.
Caso tenha alguma dúvida ou queira agendar uma consulta ou exame entre em contato conosco!